Ontem, 24 de Novembro, véspera de aniversário de Eça de Queirós, realizou-se no Solar Condes de Resende o 10.º Capítulo anual da Confraria Queirosiana, comemorativo do decénio da associação.

A sessão foi presidida por César de Oliveira presidente da mesa de assembleia geral, ladeado pela Dr.ª Amélia Traça, vereadora da Câmara de Gaia em representação do presidente Dr. Luís Filipe Meneses, pelo Prof. Doutor José Manuel Tedim, presidente da direcção, pelo Eng.º Leite da Silva, em representação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e por Gonçalves Guimarães, mesário-mor da Confraria.

Com o salão nobre repleto, a sessão foi abrilhantada com um trio de flautas e clavinova da Escola de Música de Perosinho.

Através do lançamento do n.º 9 da nova série da Revista de Portugal foi prestada homenagem aos confrades já falecidos, Joaquim Ferreira Gomes, François Guichard, Maria Madalena de Assunção Gonçalves da Silva, Nelson Cardoso, D. Maria das Dores de Castro d’Eça de Queiroz (Marquesa de Ficalho), Manuel Lopes, Fernando Peixoto, António Ferreira Gomes, D. Emília Cabral, Raul Ferreira da Silva e Manuel Soares Gonçalves, estando presentes alguns dos seus familiares e descendentes. Luís Manuel de Araújo, seu director, entregou também a revista aos autores presentes. Seguidamente foram apresentados os novos confrades de honra e de número, tendo na ocasião sido proclamados confrades honorários o Comendador Fernando Fernandes, representado por suas filhas Susana e Elsa Fernandes, e o Dr. António Gomes da Costa, presidente da direcção do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

Foram depois insigniados os confrades de número, Eng.º Amílcar Barata-Salgueiro; Dr. António Pinto Bernardo; Dr. Lícinio Manuel Moreira Santos; Dr. Manuel Guimarães da Fonseca Nogueira e Eng.º Manuel Pereira Névoa.

Seguidamente foi assinado um protocolo entre os ASCR-Confraria Queirosiana e a Associação da Casa dos professores e Educadores de Gaia, representados no ato pelos professores José Manuel Ribeiro e Pedro Almiro Neves. Após o discurso de encerramento proferido pelo presidente da direção, os presentes foram colocar uma coroa de louros na estátua de Eça de Queirós existente no Jardim das Camélias.

O habitual jantar realizado no pavilhão do Solar, servido pela empresa Gertal e que muito agradou aos presentes pela qualidade da confecção verdadeiramente queirosiana, foi abrilhantado pelo barítono António Rua, que cantou o Hino da Confraria, a melodia popular Rosa Tirana celebrizado pelos “Vencidos da Vida”, com a letra adaptada para a ocasião, e algumas “canções confrádicas” dedicadas às Confrarias do Vinho do Porto, das Tripas, da Doçaria Conventual de Tentúgal, aos queirosianos brasileiros e à Casa Ramos Pinto, acompanhado pela pianista Maria João Ventura.

De seguida atuaram os bailarinos Alexandra Baldaque e Fernando Jorge, campeões da Europa e 16.os do Mundo em Tango Argentino (2012) que se exibiram em tango, milonga e fado dançado.

A noite terminou com o Baile das Camélias que se prolongou até ao novo dia.

Eça de Queirós foi assim condignamente recordado pela sua Confraria.