Aula 13

Curso livre «40 anos depois: História Local e Regional»

Solar Condes de Resende

Sábado, 6 de abril de 2024 – 15-17h

De súbditos a cidadãos

Professor Doutor Pedro Bacelar de Vasconcelos

«É o Porto o centro da efervescência revolucionária que resiste e conspira para acabar de vez com a situação miserável do Reino, primeiro saqueado pelas tropas napoleónicas e depois ocupado pelos militares britânicos que após a expulsão dos franceses ficariam a governar por delegação do Monarca que permanece refugiado no Brasil, na companhia da sua corte…

É no Porto, a 24 de Agosto de 1820, que os insurretos reunidos nos Paços do Concelho criam a “Junta Provisional do Governo Supremo do Reino" que finalmente põe cobro à condição de “colonato britânico” a que, de facto, o país se encontrava submetido, exigem o regresso de João VI e reclamam uma Constituição que, em nome do Povo, acabe com o regime absolutista.

A primeira Constituição portuguesa será aprovada pelas Cortes Constituintes em Setembro de 1822 e é a expressão mais genuína e audaciosa da corrente do liberalismo democrático que percorre a Europa e as Américas e que anuncia as novas instituições políticas da era moderna!».

Presencial e por videoconferência; a frequência e o pagamento implicam inscrição prévia; para mais informações contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.";}">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.