Palestra das últimas quintas-feiras do mês - 30 de novembro
- Detalhes
J. Rentes de Carvalho, escritor. Personalidade do Norte 2023
No passado dia 24 de novembro a CCDR-Norte I. P. atribuiu o galardão de Personalidade do Norte 2023 ao escritor José Rentes de Carvalho, nascido em Vila Nova de Gaia a 15 de maio de 1930 e a viver em Amsterdam, com visitas regulares a Estevais do Mogadouro, a aldeia dos seus ancestrais.
Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, entre outras distinções, legou à associação cultural de utilidade pública Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana o seu espólio pessoal de escritor, jornalista, fotógrafo, conferencista e professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Amsterdam, a quem competirá a sua preservação, organização, estudo e divulgação. Nesta palestra vamos abordar a vida e obra do autor, mas também dar a conhecer o seu espólio e as perspetivas da sua valorização.
Entrar Zoom Reunião
https://us02web.zoom.us/j/86175551121?pwd=cHQ3WWIrZFBhU3dhNjZMdC9tcUJrdz09
ID da reunião: 861 7555 1121
Senha: 651392
4ª sessão do curso livre sobre "40 anos depois: História Local e Regional"
- Detalhes
O tempo dos "castros" em Vila Nova de Gaia: novidades e interrogações
António Manuel S. P. Silva (GHAP, CQ; CITCEM, UP)
Há quatro décadas, a investigação sobre o povoamento da Idade do Ferro na área de Vila Nova de Gaia vivia tempos de descoberta e expectativa.
Pela primeira vez, sob a responsabilidade do Professor A. C. Ferreira da Silva, dois dos sítios mais emblemáticos do concelho eram objeto de escavações arqueológicas, o Castelo de Gaia e o Monte Murado/ Sr.ª da Saúde, sendo que neste último, por um desses felizes acasos que contribuem para a História, se revelava também a designação étnica dos seus ocupantes à data da implantação da administração romana na região.
3ª sessão do curso livre sobre "40 anos depois: História Local e Regional"
- Detalhes
A PRÉ-HISTÓRIA DO CONCELHO DE VILA NOVA DE GAIA
No concelho de Vila Nova de Gaia são conhecidos vestígios arqueológicos atribuíveis ao Paleolítico Inferior, possivelmente ao Paleolítico Médio e a algumas etapas da chamada Pré-história Recente, nomeadamente o Neolítico/Calcolítico e a Idade do Bronze.
Os vestígios mais antigos (Paleolítico) estão documentados por utensílios de pedra lascada, e os mais recentes (Pré-história Recente) por “monumentos megalíticos” e por locais considerados de habitação, onde existem estruturas em negativo (isto é, buracos de poste, fossas e valados).
2ª sessão do curso livre sobre: 40 anos depois: História Local e Regional
- Detalhes
Vila Nova de Gaia: geomorfologia e evolução do território
O território de Vila Nova de Gaia pode considerar-se estruturado em 3 áreas:
- A leste, um sector que drena diretamente para o Douro ou através dos seus afluentes, como o rio Febros.
- Caminhando para o lado do mar existe um relevo alongado que atinge 208 m no Monte da Virgem e 241 na senhora da saúde. Desenvolve-se de forma quase linear numa direção NNW-SSE. Vamos chamar-lhe “relevo marginal”
- A Oeste existe uma área que desce em patamares para o mar: a plataforma litoral.
Palestra das últimas quintas-feiras do mês - 26 de outubro
- Detalhes
Palestra da última quinta-feira do mês
26 de outubro de 2023
Solar Condes de Resende
18:30 - 19:30
Entrada livre presencial e videoconferência
«Doadores da Coleção Marciano Azuaga»
por Dr. João Luís Fernandes
Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual pela FLUP.
Resumo:
Marciano Azuaga (1838-1905), natural de Valença do Minho, fixou-se em Vila Nova de Gaia a partir da chegada do caminho de ferro às Devesas, em 1864.
Mais artigos...
Pág. 1 de 59