Palestra das últimas quintas-feiras do mês - 29 de junho
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Iconografia da História de Portugal em painéis azulejares: o caso da Estação de S. Bento no Porto
Cristiana Borges Ferreira
De entre todos os países europeus, foi em Portugal que o azulejo manifestou maior desenvolvimento e as formas mais originais e funcionais de utilização. Desempenhou um papel primordial na arquitetura, onde percorreram um longo e magnífico caminho juntos. Vila Nova de Gaia produziu nas suas fábricas cerâmicas muitos painéis, incluindo sobre iconografia histórica, espalhados pelo país, cuja apresentação ficará para outra oportunidade.
Apresentação n.º 1 da nova série da revista Gaya
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Palestra das últimas quintas-feiras do mês - 25 de maio
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«António Soares dos Reis: um positivista?»
A obra de António Soares dos Reis constitui um dos expoentes máximos da escultura nacional, não obstante as dificuldades da História da Arte para a definir ou categorizar. Reveladora de um ecletismo que espelha não apenas as particularidades pessoais do escultor, mas todo o seu percurso formativo e o contexto socio-cultural do território em que viveu, a produção artística de Soares dos Reis torna evidentes as limitações das categorizações artísticas que têm condicionado o seu estudo.
14.ª sessão do curso livre sobre O Brasil Duzentos Anos Depois
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O Brasil e os exilados políticos portugueses
A imagem do emigrante povoa há muito o imaginário da sociedade portuguesa a lembrar o burguês rico e rude, com dinheiro e sem cultura.
A saída, voluntária ou não, do país de origem, para território de outra nação com a intenção de aí fixar residência e exercer atividade por um período de duração incerta foi, desde sempre, apanágio dos portugueses.
Em bom rigor, emigração pressupõe a deslocação do cidadão para país estrangeiro. Os fatores causais da emigração são, na maior parte dos casos, por razões económicas, podendo, porém, revestir natureza política, ou outras de carater diverso.
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