Dia 20 de Fevereiro, pelas 21,30h no Solar Condes de Resende, será apresentado o tema As Origens do Desporto em Vila Nova de Gaia pelo Dr. Lícinio Santos.

 

O desporto em Vila Nova de Gaia, tal como no resto do país, obedeceu a modas.

A referência mais antiga de uma prova desportiva disputada no concelho, foi a primeira regata exclusivamente disputada por portugueses na região do Porto, entre Avintes e o lugar da Pedra Salgada, em Oliveira do Douro; porém sabe-se que a comunidade inglesa já antes disputava na região provas que possivelmente teriam o mesmo trajeto.

As primeiras infraestruturas desportivas aparecem na última década de oitocentos. Estas eram dedicadas à prática do ciclismo, falamos do velódromo das Devesas inaugurado em 1895, e o velódromo Luís Filipe, inaugurado em 1897 na Serra do Pilar, que segundo notícia da época seria um dos melhores a nível nacional.

Em 1906, temos notícias que nos dizem que devido ao avultado número de caçadores que existia no concelho, um grupo deles decide criar uma coletividade que regulamentasse e fiscalizasse aquela modalidade. É assim que em 1906 surge o Clube dos Caçadores de Vila Nova de Gaia, que se viria a instalar junto a Santo Ovídio, aliás onde ainda hoje existe uma rua que assinala a passagem da coletividade por aquele lugar. Apesar de a atividade principal ser a caça, segundo notícia da época esta associação estaria também aberta à prática da ginástica, esgrima, ténis e futebol.

Aquela que é conhecida como a primeira equipa de futebol de Vila Nova de Gaia, é fundada no ano de 1908 na Serra do Pilar, assumindo a designação de Clube da Serra do Pilar.

Com a proclamação da República, e a democratização da atividade desportiva, vamos ver surgir nos anos que se seguem várias associações de desporto, com principal incidência no futebol e no atletismo, talvez por serem as modalidades mais facilmente democratizáveis por envolverem baixos custos.