Jornadas Europeias de Património Industrial e Tecnológico

 

 

Convite

 

José Manuel Alves Tedim, presidente da direção dos Amigos do Solar Condes de Resende-Confraria Queirosiana convida V. Exª. a estar presente na palestra sobre  “In-Va_São Fotográfica e o seu contributo no processo de recolha de imagens sobre o Património Industrial", pelo Dr. Sérgio Pereira, arqueólogo, a qual terá lugar no Solar Condes de Resende, quinta-feira, dia 24 de setembro pelas 21,30.

 

Entrada livre 

 

Resumo: Para quem não conhece a história, as Invasões Fotográficas começaram com um desafio proposto a um grupo de amigos, ligados de alguma forma a fotografia, para fotografar fábricas desativadas e as suas ruínas. O Objetivo era organizar saídas fotográficas com o intuito de explorar ao máximo o potencial do local, em todas as suas vertentes e sobre todos os pontos de vista.

Aproveitando a formação de cada um e utilizando a fotografia como forma de documentação, fomos através dos nossos diferentes olhares e formas de pensar, captando com as nossas lentes momentos de um passado não muito distante, que ficaram materializados pela fotografia. Dessa forma, estávamos resgatando memórias de um tempo que já passou.

Não é somente fotografar por fotografar. Através das nossas lentes, documentamos momentos, registamos fatos e criamos memórias, com a ambição de suscitar uma reflexão de cidadania sobre as consequências do abandono a que tantas edificações têm sido votadas.

Não é importante somente preservar à memória física, muito mais importante que o invólucro é o seu conteúdo, sua história. Não se pode proteger nem falar em reabilitar, requalificar ou regenerar um espaço, sem conhecer verdadeiramente o seu passado e o seu presente.

Somos um Grupo Multidisciplinar que foi crescendo sempre com o mesmo ideal. Hoje após 2 anos e meio de existência e 18 Invasões, possuímos imagens de lugares que já não existem, de objetos que infelizmente já foram roubados, de situações cada vez mais degradantes…

Desta forma, através das nossas lentes, documentamos momentos, registamos fatos e criamos memória. Com as nossas imagens escrevemos história.