No Capítulo da Confraria Queirosiana 2019 foi lançado o livro , de Joana Almeida Ribeiro, elaborada no âmbito dos trabalhos do projecto dos investigadores-tarefeiros do Solar Condes de Resende, que decorre no Solar Condes de Resende desde 2005, por protocolo celebrado entre a Confraria Queirosiana e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Com prefácio de José Manuel Lopes Cordeiro sobre o enquadramento do tema na industrialização de Portugal, e um pós-fácio de J. A. Gonçalves Guimarães 

sobre a produção de estudos queirosianos editados pela Confraria, trata-se de um ensaio sobre a temática expressa no título, que a autora perseguiu até à exaustão, fazendo uma analise completa, mas emocionante, do mundo ferroviário português, europeu e americano que Eça de Queiroz viu nascer e desenvolver, e do qual faz mesmo um outro personagem dos seus textos e da sua própria vida. Como aqui se demonstra, o caminho-de-ferro está omnipresente no universo queirosiano em todas as suas dimensões.

Numa época em que Portugal se volta a discutir a política da ferrovia, este livro é, com certeza, muito útil, divertido e oxalá proveitoso. Para além da reflexão sobre um tema ainda actual, que se prolongará para o futuro próximo, apresenta a possibilidade de o leitor desfrutar de páginas impagáveis sobre o caminho-de-ferro, um dos mais interessantes meios de transporte oitocentistas que marcou a vida e as memórias de muitas gerações.