Palestra das Últimas quintas-feiras do mês
31 de agosto de 2023, 18,30 horas
Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana
Solar Condes de Resende
Apresentação de uma vivência extraterrestre pessoal: desafio transdisciplinar para uma reavaliação da História do planeta e da Humanidade?
Pedro Barbosa
Doutor em Ciências da Comunicação (PhD em Semiótica) pela UNL
World of Wine, Rua do Choupelo, Vila Nova de Gaia
EUTANÁSIA, busca da correta impostação do problema
Numa primeira parte, revisita-se o texto inicial da lei, tal como a Assembleia da República o produziu e o texto final que, forçadamente, foi promulgado.
Iconografia da História de Portugal em painéis azulejares: o caso da Estação de S. Bento no Porto
Cristiana Borges Ferreira
De entre todos os países europeus, foi em Portugal que o azulejo manifestou maior desenvolvimento e as formas mais originais e funcionais de utilização. Desempenhou um papel primordial na arquitetura, onde percorreram um longo e magnífico caminho juntos. Vila Nova de Gaia produziu nas suas fábricas cerâmicas muitos painéis, incluindo sobre iconografia histórica, espalhados pelo país, cuja apresentação ficará para outra oportunidade.
A equipa de coordenação e os textos e autores a publicar no n.º 1 da nova série da revista Gaya. Estudos de História, Arqueologia e Património a apresentar no próximo dia 17 de junho no Solar Condes de Resende com a presença dos autores e coordenadores.
Em cumprimento do artigo 6.º da Lei n.º 78/2015, de 29 de julho, e do artigo 8.º do Regulamento da ERC, a associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana publica a informação que foi disponibilizada a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) no passado dia 02.06.2023.
«António Soares dos Reis: um positivista?»
A obra de António Soares dos Reis constitui um dos expoentes máximos da escultura nacional, não obstante as dificuldades da História da Arte para a definir ou categorizar. Reveladora de um ecletismo que espelha não apenas as particularidades pessoais do escultor, mas todo o seu percurso formativo e o contexto socio-cultural do território em que viveu, a produção artística de Soares dos Reis torna evidentes as limitações das categorizações artísticas que têm condicionado o seu estudo.
Pág. 6 de 48